Como fidelizar os seus clientes e torná-los divulgadores da sua empresa

O que fazer quando  o foco das prioridades no seu negócio está errado?

Este é o caso para muitos empresários que só pensam em atrair novos clientes, quando eles devem pensar em formas de manter o que você já tem.

A fidelização dos clientes é a chave para qualquer empresa que deseja se tornar uma referência continuando por muito tempo no mercado.

Você pode ver como algumas das empresas mais rentáveis do mundo, como Apple, Coca-Cola, devem uma grande parte de seu sucesso às hordas de clientes fiéis, sempre pronto para defendê-los.

Isso está longe de dizer que só as grandes empresas são capazes de reter clientes.

Pelo contrário, agora você vai ver de uma vez por todas, como fazer seus clientes felizes, e construir seu próprio exército de fãs!

Por que a retenção de clientes é tão importante?

A retenção de clientes é tão importante quanto é para atraí-los. É simples assim.

Sem isso, a nova empresa seria mais do que suficiente para manter a empresa em funcionamento, sem qualquer chance de aumentar seus lucros ou expandir sua operação.

Além disso, podemos citar pelo menos 5 boas razões para que a fidelidade do cliente deve ser uma prioridade para o seu negócio, e para envolver a todos na empresa:

Um cliente fiel compra mais vezes

Como você já deve saber, é um fato que o cliente está satisfeito com a compra de duas vezes (ou mais!). Qual a razão?

A pessoa não precisa ser convencida: ela já comprovou a qualidade do produto, e ganhou a confiança no serviço ao cliente e conhecimento sobre a marca.

Considerando que a venda para um cliente antigo tem um custo de aquisição consideravelmente mais baixa em comparação com a de alguém que nunca comprou, e o poder de lealdade em vendas, é ainda mais óbvio.

As indicações são voluntárias e  constante

Um cliente fiel não vai recomendar o seu produto para um amigo pensando em receber algo em troca, mas é apenas um hábito, uma forma de compartilhar algo de valor que ele encontrou e poder ajudar uns aos outros.

Isso é ótimo para qualquer marca, pois ele recebe indicações espontâneas , e animado o tempo todo, muitas vezes é nesses momentos que ela nunca seria capaz de se infiltrar em território inimigo, como um churrasco para a família.

O valor gasto para a conquista de um novo cliente vai ser maior

Além da melhoria na freqüência de compras, o valor médio gasto por aqueles que costumam trabalhar com a mesma marca, ele também tende a ser mais alto.

Aumentar o ticket médio é sempre o melhor caminho para aumentar a sua linha de fundo sem a necessidade de ampliar a base de clientes.  Resta alguma dúvida de que vale a pena implementar um plano para promover a fidelidade do cliente?

O rendimento torna-se previsível

Outra grande vantagem de ter uma clientela fiel é a capacidade de atingir um estado no qual a receita torna-se previsível, isto é, a empresa vai saber quanto espera receber.

Isso é alcançado por meio do estudo da frequência de compra dos clientes, a média de preço do ticket, a média de que virá um novo comprador, veio por meio de publicidade e o histórico de novos negócios por mês.

O Feedback é honesto e preciso

No final, nem todos os clientes estão dispostos a dar a sua opinião e compartilhar com você as empresas que você está pensando sobre aspectos tais como o produto, serviço ao cliente, a entrega, mediante, entre outras coisas.

Mas os clientes fidelizados, com certeza, terão o tempo para fazê-lo, porque, para eles, não é um negócio que vai levar o seu tempo de uma forma que não é necessário.

Antes disso, é algo que você está pessoalmente envolvido e deseja vê-lo melhorado a cada dia.

Este é o fator determinante, a paixão, o feedback é preciso e honesto, e exatamente o que você precisa para criar experiências de consumo melhor e melhor.

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