RH estratégico: O Futuro das Empresas

Um dos segredos das empresas bem sucedidas no mercado é o bom relacionamento dos gestores com sua equipe. Tratar colaboradores como números é um dos maiores erros que se pode cometer, acarretando até o fracasso de um sonho dos donos.

Então separemos 4 dicas importantes para ajudar.

Um por todos e todos por um.

A palavra da vez é a interação! Não há mais espaço para um RH “isolado”, deve estar o mais presente possível dos outros setores. Para que consiga atuar de forma muito participativa com os gestores de área, ajudando em grandes decisões, questões de finanças e muito mais.

O RH torna-se um grande e importante mediador, que vai levar todos para o lado das melhores escolhas para o bem da empresa e sem deixar de lado o bem dos colaboradores.

Então já sabe, dialogar sempre, contato direto com todos.

Talentos da base

Pense que é a mesma lógica de um clube de futebol: investe-se em jovens jogadores, os lapidam e no futuro tornam-se grandes jogadores e ajudam o clube. Pronto.

O mesmo pensamento vale para empresa e o RH tem papel importantíssimo nisso. É a criação e retenção de talentos. Dando a oportunidade ao futuro profissional, incentivando e valorizando seu potencial e ainda mais quando torna-se um  profissional completo que irá se dedicar cada vez mais pela empresa.

Resultados

Aquele RH que encerra atividades após contratação de novos colaboradores passa longe do RH estratégico, como falamos aqui, o acompanhamento de todos os setores se mostra importante aqui também, pois tendo essa abertura com todos, o acompanhamento dos resultados acontece de forma muito mais rápida e efetiva.

O acompanhamento do RH passa a ser macro de todos os quesitos da empresa.

Perfis de acordo com a empresa

Ter em mente a filosofia da empresa, todos seus objetivos para um futuro próximo e até um pouco distante são fundamentais para o RH na hora de traçar o perfil do profissional para aquela empresa.

Vale lembrar que também deve saber analisar o candidato e perceber que tem potencial para ser lapidado e moldado de acordo com a empresa e para a pessoa em si.

O RH estratégico terá que saber encaixar cada perfil de acordo com a equipe que estará, um perfil completará o outro e assim formando um time forte.

Pois bem, foram dicas breves mas que já podem ajudar muito para o sucesso de muitas empresas. Caso queira saber mais, pode entrar em contato com a gente, será uma satisfação.

Agradecemos por seu tempo e até a próxima.

Posso te ajudar?